sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

[NÃO]Sejamos Moralistas



Por esses dias li um texto com o título de "Sejamos Moralistas" não me lembro aonde, caso o ache outra vez, coloco as devidas referências no fim da postagem. Enfim, o texto me chamou atenção justamente pelo título, tenho uma certa apatia por moralistas, e depois que o li, essa apatia evoluiu para quase um asco. O texto é de caráter irônico, mas descreve verdades indiscutíveis sobre os tais moralistas. Realmente nunca entendi que vontade louca é essa de querer julgar a vida alheia em nome da moral e dos bons costumes, concordo que vivemos um caos, mas não vão ser críticas preconceituosas que vão sanar os problemas da sociedade. Digo preconceituosas pois o tal moralista não faz nada além de ter pré-conceitos sobre tudo e todos, para mim são todos egocêntricos, exaltando o seu eu como modelo a ser seguido. Por que são tão certos da sua verdade? Por que acreditam tanto que a sua tão amada moral é a verdade absoluta e inexorável a ser seguida? Estava reparando que são muitas vertentes de moralistas, mas como isso é possível se a moral é apenas uma? Existem moralistas que criticam homossexuais, e existem moralistas que criticam aqueles que criticam homossexuais, você entendeu? Nem eu. Moralistas religiosos, cada um defende seu caminho, seu deus, sua crença. E onde está a verdade, moral, bons costumes, harmonia, paz e tudo de bom que o termo Moralista anuncia? Não sei como pode haver harmonia com tantas pessoas caminhando em direções diferentes, defendendo o certo e o errado usando da mesma desculpa. Usam o pretexto de serem adeptos à moral para julgar o modo de vestir, andar, falar, os costumes, os medos, e tudo o que não se encaixa em seu falso moralismo. Existe uma maioria hipócrita no universo moralista, que talvez, nem seriam hipócritas se não tentassem ser algo que não conseguem, só para se auto denominarem mensageiros dos bons costumes. Se alguém deseja disseminar uma ideia aparentemente boa, que traga bons resultados não somente para si, mas para outros seres, que faça-o de forma justa, sem julgar, apontar, delatar, com certeza a ideia será mais facilmente aceita. Não sejamos moralistas, não sejamos hipócritas, não sejamos ditadores de uma moral duvidosa, não sejamos injustos.

link para o texto: "Sejamos Moralistas" de Mirlene Souza

Um comentário:

  1. Olá, Leandro! Por acaso encontrei seu post e devo te dizer que o texto que você leu, "Sejamos moralistas", é meu. Eu o escrevi há muito tempo e você realmente captou a essência do que eu queria dizer. Obrigada pela atenção e pela citação.

    Mirlene Souza

    ResponderExcluir